Adesão à Dieta Mediterrânea como Prevenção

A dieta mediterrânea passou a ser estudada depois que um pesquisador descobriu em 1980 que a população da Grécia e do sul da Itália vivia mais e que essa população apresentava menor incidência de doenças em geral, incluindo a doença de Alzheimer. Muitas pesquisas foram desenvolvidas objetivando-se entender como essa dieta poderia atuar de forma preventiva contra a doença de Alzheimer.

CONHECENDO A DIETA:

Essa dieta se baseia no consumo de grande quantidade de frutas, cereais, vegetais, legumes, grãos, leguminosas, lacticínios e gorduras não saturadas – principalmente o azeite de oliva. Consome-se quantidades moderadas de carnes brancas e peixes, baixas quantidades de carne vermelha, ovos, doces, gorduras saturadas e inclui-se também uma dose mínima de vinho tinto. O uso de sal adicional é pequeno sendo frequente a substituição desse por ervas. Muitos dos componentes dessa dieta já foram relatados em estudos como sendo benéficos para a redução dos riscos da doença. Pode-se observar a seguir, a pirâmide alimentar para essa dieta:

ASSOCIAÇÃO ENTRE A DIETA MEDITERÂNEA E O ALZHEIMER:

Segundo pesquisa publicada na revista “Archives of Neurology”, a adesão à dieta mediterrânea reduz o risco de evolução da doença. Estudos científicos têm demonstrado que a dieta pode retardar o declínio cognitivo em adultos mais velhos e ajudar a prevenir que o comprometimento cognitivo leve decorrente do envelhecimento normal progrida para o desenvolvimento do Alzheimer.

Os resultados obtidos nessa pesquisa, realizada com moradores de Nova York, mostraram que as pessoas que já apresentavam discreta diminuição das funções neurológicas e aderiram à dieta, obtiveram uma redução de 28% do risco de evoluírem para o Alzheimer. Essa pesquisa reforça a noção de que a proteção cerebral contra os efeitos do envelhecimento inicia-se com a adoção de uma dieta equilibrada.

A associação entre a maior adesão à dieta e a redução dos riscos de desenvolver Alzheimer pode ser resultado dos efeitos benéficos dos componentes presentes nessa dieta como peixes, frutas e vegetais que são ricos em antioxidantes (vitaminas C e E, flavonoides) e o grande consumo de gorduras insaturadas. A dieta mediterrânea pode atuar em diversos mecanismos potenciais, incluindo o estresse oxidativo e a inflamação, que são importantes na patogênese da doença.

Dada a crescente evidência de contribuição dos fatores de risco vascular como fatores de risco para o desenvolvimento de Alzheimer, é importante se analisar os benefícios dessa dieta para à saúde vascular. Há fortes indícios que ligam a adesão à dieta com a menos incidência das condições vasculares associadas a doenças tais como dislipidemia, hipertensão, metabolismo anormal de glicose e doença coronária cardíaca que também são fatores de risco para a doença de Alzheimer.

Outro estudo demonstra que a maior adesão à dieta está associada coma tendência de redução do risco de desenvolver comprometimento cognitivo leve e com a redução do risco de se converter esse comprometimento em Alzheimer. Uma outra pesquisa, realizada nos Estados Unidos  e relatada nesse estudo, mostra que a dieta mediterrânea pode ser benéfica para o funcionamento cognitivo.

Os pesquisadores tem relatado também muitos outros benefícios à saúde da Dieta Mediterrânea, que inclui perda de peso e um risco reduzido de desenvolver câncer, diabetes tipo 2, pressão alta, doença de Parkinson e problemas cardíacos. A dieta também está associada com o aumento da longevidade.

POR: Joyce Vieira Dantas.

Bibliografia

http://centrodeartigos.com/emagrecimento/artigo-2026.html

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3565821/

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22836187

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3024594/

http://www.alz.org/research/science/alzheimers_prevention_and_risk.asp

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL995495-5603,00-DIETA+MEDITERRANEA+PODE+PROTEGER+CONTRA+ALZHEIMER+DIZ+ESTUDO.html

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