Introdução à prevenção da Doença do Alzheimer

O primeiro ponto a ser ressaltado é que ainda não existem medidas preventivas comprovadas cientificamente para prevenção do Mal de Alzheimer. Estudos demonstram que a prática de atividades físicas e mentais e o desenvolvimento de uma alimentação saudável podem ser influentes na prevenção da doença ou auxiliares no retardo do aparecimento dessa. A manifestação do Alzheimer é a perda lenta e gradual das funções cognitivas, entendido como o acometimento do aprendizado e realização de tarefas, abrangendo memória anterógrada, reconhecimento, linguagem, destreza, raciocínio e resolução de problemas.  A prevenção do Alzheimer atualmente baseia-se em evitar as condições que são determinantes no desenvolvimento da doença do Alzheimer, uma doença neurodegenerativa que se manifesta com mais frequência em idosos.

A redução dos efeitos da Acetilcolina (o mais importante neurotransmissor no processo de aprendizagem e na ativação da memória), advinda do processo natural de envelhecimento (redução da colina-acetiltransferase e dos receptores nicotínicos de Acetilcolina), constitui-se como uma das características do Mal de Alzheimer, apresentando como sintomas a perda de memória, a desorientação, e a gradual dificuldade motora, de fala, de comunicação e, enfim, de funcionalidade somática. A doença do Alzheimer frequentemente é acompanhada do quadro de depressão devido ao decréscimo nos níveis de serotonina e endorfina, neurotransmissores associados ao estado de bem estar individual. A recomendação de práticas de atividades físicas é coerente para se prevenir o Alzheimer uma vez que é comprovado que essa prática atua como agente físico no disparo das atividades celulares no cérebro dos praticantes. Estudos demostram também que o aumento dos níveis de endorfina influencia no aumento dos níveis de serotonina autuando de forma a prevenir o surgimento do quadro descrito anteriormente.

Por outro lado, pesquisas indicam que a maior incidência do Alzheimer se concentra nos grupos de idosos que não praticam atividades de exercício e estímulo metal, tais como tocar um instrumento, solucionar problemas intelectuais, superar desafios, falar duas línguas, viajar, jogar puzzles, realizar atividades que exigiam esforço e concentração. Portanto, é aconselhável o constante estímulo mental e o aprendizado diário como forma de se minimizar as possibilidades de desenvolvimento do Mal de Alzheimer.

prevencao alzheimer

O ponto mais abordado atualmente como forma de prevenção do Alzheimer é a alimentação adequada. Uma dieta rica em frutas e verduras é uma fonte rica em antioxidantes, fundamentais para se prevenir de um envelhecimento precoce. Pode-se citar como exemplo os mirtilos e os vegetais de folha verde. Outros fornecedores de antioxidantes são o chocolate, o chá verde, as vitaminas E e C. Recomenda-se também a ingestão de óleos vegetais ricos em Ómega 3, incluindo sementes de canhâmo e de linho. Além desses, um estudo recente de investigadores do Instituto para a Estudo Biológico de Salk demonstrou que um tipo específico de antioxidantes presentes nos morangos podem auxiliar na memória e na proteção do cérebro contra o desenvolvimento de Alzheimer.

É importante ressaltar que os grupos de risco devem sempre estar alertas quanto a medidas preventivas. Os fatores de risco são o baixo nível de escolaridade (relacionado ao estímulo mental), tabagismo, inatividade física, depressão, hipertensão, obesidade, diabetes. Entretanto, a idade avançada e história familiar positiva (presença de doentes no histórico familiar) são os mais relevantes.

Bibliografia

http://www.lagares.terapiatranspessoal.com.br/pages/prevenE7E3o-do-93mal-de-alzheimer94.php

http://www.alimentacaosaudavel.org/Artigo-prevenir-alzheimer.html

http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/estrategias_para_a_prevencao_de_alzheimer_ainda_sao_um_desafio.html

http://www.criasaude.com.br/N3105/doencas/alzheimer/dicas-prevencao-alzheimer.html

Joyce Vieira Dantas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s